Saturday 13 April 2019

Gestão da qualidade total (tqm)


Gestão da Qualidade Total (TQM)


Glossário de qualidade Definição: TQM


Uma definição básica de gestão da qualidade total (TQM) descreve uma abordagem de gestão para o sucesso a longo prazo através da satisfação do cliente. Em um esforço TQM, todos os membros de uma organização participam na melhoria dos processos, produtos, serviços e da cultura em que trabalham. Os métodos para implementar essa abordagem vêm dos ensinamentos de líderes de qualidade como Philip B. Crosby. W. Edwards Deming. Armand V. Feigenbaum. Kaoru Ishikawa. E Joseph M. Juran.


Recursos grátis do TQM!


Modelos e teorias de qualidade (PDF, extracto do livro 88pg)


Ligando a Cadeia de Suprimentos ao TQM (Novo artigo)


Como uma escola de negócios aplicada TQM! (Estudo de caso)


Os Elementos Primários do TQM


A gestão da qualidade total pode ser resumida como um sistema de gestão para uma organização focada no cliente que envolve todos os funcionários em melhoria contínua. Ele usa estratégia, dados e comunicações eficazes para integrar a disciplina de qualidade na cultura e nas atividades da organização.


Focado no cliente . O cliente determina, em última instância, o nível de qualidade. Não importa o que uma organização faz para promover o aperfeiçoamento da qualidade, treinando os funcionários, integrando a qualidade no processo de design, atualizando computadores ou software ou comprando novas ferramentas de medição, o cliente determina se os esforços valeram a pena.


Envolvimento total dos colaboradores. Todos os funcionários participam do trabalho em direção a objetivos comuns. O comprometimento total do funcionário só pode ser obtido após o medo ter sido impulsionado do local de trabalho, quando o empoderamento ocorreu, ea gestão proporcionou o ambiente adequado. Os sistemas de trabalho de alto desempenho integram esforços de melhoria contínua com operações comerciais normais. As equipes de trabalho autogeridas são uma forma de capacitação.


Centrado no processo. Uma parte fundamental do TQM é um foco no pensamento do processo. Um processo é uma série de etapas que recebem insumos dos fornecedores (internos ou externos) e os transformam em saídas que são entregues aos clientes (novamente, seja interno ou externo). As etapas necessárias para realizar o processo são definidas e as medidas de desempenho são monitoradas continuamente para detectar variações inesperadas.


Sistema Integrado . Embora uma organização pode consistir em muitas especialidades funcionais diferentes organizadas frequentemente em departamentos verticalmente estruturados, são os processos horizontais que interconectam estas funções que são o foco de TQM.


Os micro-processos somam processos maiores e todos os processos se agregam aos processos de negócios necessários para definir e implementar a estratégia. Todos devem compreender a visão, a missão e os princípios orientadores, bem como as políticas de qualidade, os objetivos e os processos críticos da organização. O desempenho do negócio deve ser monitorado e comunicado continuamente.


Um sistema empresarial integrado pode ser modelado segundo os critérios do Baldrige National Quality Program e / ou incorporar as normas ISO 9000. Cada organização tem uma cultura de trabalho única, e é praticamente impossível alcançar a excelência em seus produtos e serviços, a menos que uma cultura de boa qualidade tem sido fomentada. Assim, um sistema integrado conecta elementos de melhoria de negócios em uma tentativa de melhorar continuamente e exceder as expectativas dos clientes, funcionários e outras partes interessadas.


Abordagem estratégica e sistemática. Uma parte crítica da gestão da qualidade é a abordagem estratégica e sistemática para alcançar a visão, a missão e as metas de uma organização. Esse processo, chamado de planejamento estratégico ou de gestão estratégica, inclui a formulação de um plano estratégico que integra a qualidade como componente central.


Melhoria contínua . Um grande impulso da TQM é a melhoria contínua do processo. A melhoria contínua leva uma organização a ser ao mesmo tempo analítica e criativa na busca de maneiras de se tornar mais competitiva e mais eficaz para atender às expectativas das partes interessadas.


Tomada de decisão baseada em fatos. Para conhecer o desempenho de uma organização, são necessários dados sobre medidas de desempenho. TQM exige que uma organização continuamente coletar e analisar dados, a fim de melhorar a tomada de decisão precisão, alcançar consenso e permitir a previsão com base no passado histórico.


Comunicações. Durante os tempos de mudança organizacional, bem como parte da operação do dia-a-dia, as comunicações eficazes desempenha um papel importante na manutenção do moral e na motivação dos funcionários em todos os níveis. As comunicações envolvem estratégias, método e oportunidade.


Esses elementos são considerados tão essenciais para a TQM que muitas organizações os definem, em algum formato, como um conjunto de valores e princípios fundamentais nos quais a organização deve operar.


Extraído do Guia do Gerente Certificado de Qualidade / Excelência Organizacional, páginas 291-292.


Confira Implementando o Gerenciamento de Qualidade Total para saber como cada um desses Elementos Primários essenciais se reúnem para formar o alicerce de uma implementação de TQM bem-sucedida.


Continue lendo:


Por que você procurou a TQM?


Por favor, avise-nos enviando um email para knowledgecenterasq


Ou deixe-nos um comentário aqui:


Gestão da Qualidade Total (TQM)


Escola / Treinador:


Escola de Negócios Wits


Formato do curso:


Sala de aula | E-learning | Virtual | Online / ao vivo | No local / em casa | Misturado


Descrição do Curso:


Wits Business School está executando um curso / programa de treinamento em sala de aula de qualidade total (tqm) em Joanesburgo, ou já forneceu esses cursos / programas de treinamento antes. Pode ser capaz de oferecer um treinamento on-site / in-house / personalizado para você ou sua organização para atender às necessidades específicas de aprendizagem. As informações do curso são usadas para serem publicadas no site da escola ou enviadas pelos representantes da escola. No entanto, como um provedor de serviço de listagem aberta na internet, não temos certeza se o curso / programa de treinamento sobre gerenciamento de qualidade total (tqm) ainda está disponível agora. Não podemos garantir que a descrição do curso esteja correta, precisa e atualizada. Recomendamos que você visite o site oficial da escola para verificar a disponibilidade deste curso, ou entre em contato com a escola de negócios wits diretamente com este número de telefone: +27 11 717-3600.

No comments:

Post a Comment